Ela sorriu para mim

Hoje a tarde uma senhora de cabelos de vovó sorriu para mim. Ela estava me observando, eu percebi. Quando retribui o olhar, senti nela algo de nostálgico, algo de reminiscente e bonito. Aquela mulher deve ter voltado alguns anos nas suas lembranças, talvez tenha trazido à memória a sua juventude, o tempo em que ela também andava pelo mundo sem desconfianças ou comprometimentos. Num simples mover de lábios, deixando transparecer os dentes, senti o peso quase leve dessa peça que nos arma o tempo. Sempre ele. Após passar por mim, fiquei com a cegueira causada pelo reflexo do sol nos seus óculos, um momento apenas, e logo ela sumiu por entre as ruas com calçadas enfeitadas por flores rosa caídas dos pessegueiros. Segui observando as casas, certa de que cada casa é um reino. Às vezes, quase sempre em dias de nuvens branquinhas, dá para ver atrás das janelas entreabertas. Fotografias de família colocadas na estante, ao lado da televisão; pequenos enfeites empoeirados, todos têm. Outras vezes apenas o jardim entrega os gostos, ou um varal repleto de roupas recém-lavadas, onde está a toalha usada no almoço de domingo, o suéter que foi um presente antigo, a calça marrom preferida do menino, ralada no joelho, após tantos tombos no asfalto. Respiro a brisa suave e sinto esvaziar-se de mim um pouco mais do tempo. O mesmo tempo que mostrado em suspiros por aquela senhora que eu vi no começo da tarde.

Comentários

  1. Eu tenho uma vontade de correr atrás para abraçar essas vovózinhas...
    Ela sentiu-se bem olhando para o passado.
    Minha vida sem mim e estomago eu assisti, gostei muito, quase morri chorando no primeiro. Agora os outros estão na lista de próximos.
    =*

    ResponderExcluir
  2. Volta e meia ganho um sorriso de uma vozinha pelas ruas. É bom, dá uma coisa boa.
    Retribuo como um neto e ganho o dia.

    beijão

    ResponderExcluir
  3. Eu, como a Michele Matos, também gosto de abraçar as avós. Elas tem um cheirinho bom, de vovó, e um ar doce e acolhedor, de vovó.
    Imagino o dia em que todas nós vamos nos parecer com vovós.

    =*

    ResponderExcluir
  4. Velhinhos são lindos e eu sempre digo um bom dia.

    ResponderExcluir
  5. Joana, a escritora
    Mto bom!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pedrão, a ximbica e o tal do YouTube

Acredite e ele aparecerá