Instagram

domingo, 22 de junho de 2008

A primeira pauta de telejornalismo

só reproduzindo o sistema.

video

Produção: Scheyla Horst.
Reportagem: Francielli Campiolo.
Edição: José Adolfo Vaz.


RETRANCA: EDUCAÇÃO/GUARAPUAVA/ESCOLA TOTAL

DATA: 17 de maio de 2008.

SUGESTÃO DE CABEÇA:
GUARAPUAVA ESTÁ IMPLANTANDO UM PROJETO PIONEIRO DE ESCOLA, QUE SERÁ MODELO PARA OUTROS MUNICÍPIOS DO PARANA E DO BRASIL.
É A ESCOLA TOTAL.

MAS A FALTA DE INFORMAÇÃO DEIXA A POPULAÇÃO CRIANDO EXPECTATIVAS SOBRE COMO VAI SER A ESCOLA.

A PRIMEIRA ESCOLA DO PROJETO ESTA SENDO CONSTRUÍDA NO BAIRRO INDUSTRIAL, ONDE RESIDEM FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA. A MORADORA SILMARA TEM QUATRO FILHOS EM IDADE ESCOLAR E PRETENDE COLOCA-LOS NA ESCOLA TOTAL.

SONORA SILMARA APARECIDA SANTOS, DONA DE CASA,
“Pois daí vamos ver os cursos que vão ter, daí eu pretendo fazer algum também, colocar as crianças, se tiver né, que é muito bom também. Tudo pertinho e até agora não tem e vai ser muito bom."

ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL TERÃO, ALÉM DO ENSINO INTEGRAL, AULAS DE MÚSICA, DANÇA, TEATRO, ATIVIDADES RECREATIVAS E ESPORTIVAS. JÁ PARA JOVENS E ADULTOS, A ESCOLA VAI OFERECER O ENSINO PROFISSIONALIZANTE.

SONORA JANE NEGRELLE, DONA DE CASA
Eu tô sabendo que vai ser uma escola do prézinho até os adultos, vai ter balé, judô..."

PASSAGEM) TODAS AS PAREDES JAH FORAM ERGUIDAS. PARA A ESCOLA FICAR PRONTA SOH FALTA O TELHADO E O PISO. A PREVISAO EH QUE ATEH AGOSTO A OBRA SEJA INAUGURADA, E QUE, NO INÍCIO DO ANO QUE VEM QUINHENTOS ALUNOS OCUPEM AS SALAS DE AULA.

SONORA DINO ARAUJO, ENCARREGADO DE OBRAS
"Empregos diretos nós temos cinquenta e seis funcionários, a obra começou dia quinze de janeiro e o contrato é de oito meses, mas a intenção é terminar em seis meses".

ESTÃO SENDO INVESTIDOS APROXIMADAMENTE TRES MILHOES DE REAIS NA CONSTRUÇAO DA ESCOLA TOTAL. A ARQUITETURA FOGE DA PLANTA DE UMA ESCOLA BASICA. SERÃO SEIS BLOCOS QUE TERAO: AUDITÓRIO, BIBLIOTECA, SALA AUDIOVISUAL, QUADRA POLIESPORTIVA ALÉM DE LABORATÓRIOS E UM GRANDE REFEITÓRIO ONDE SERAO REALIZADAS OFICINAS DE CULINARIA.

SONORA LUIZ ANTONIO VINCENTIN, PRESIDENTE ASSOCIAÇAO DO BAIRRO
“ Tava na hora de vir essa escola pra nós, só que realmente a gente ainda não sabe direito como ela vai funcionar, se é o dia inteiro com os alunos"

SONORA ABIMAEL PEREIRA DE PAULA, 14 ANOS – “ Vai ter muitos cursos, de noite eles vão abrir a quadra pra nós poder jogar bola"

SONORA DANIEL DE LIMA, 12 ANOS – “Lá vai ter aula de música e muitas coisas"

SONORA JOÃO HENRIQUE PEELICH PLAVAQ, 10 ANOS – “ Brincadeira, comida boa, chutar bola, basquete, muito bom!"

NOTA PÉ:
COMO VIMOS NA MATÉRIA, A POPULAÇÃO AINDA NÃO SABE COMO VAI FUNCIONAR A ESCOLA. A EQUIPE DO TERCEIRO PLANALTO PROCUROU A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL E NÃO OBTEVE RESPOSTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário