Postagens

Mostrando postagens de junho, 2010

Para um roteiro de Amor

Muito tempo depois, ela andava quase cambaleando, com as sacolas do mercado, uma em cada mão. O peso estava mal dividido, por isso o ombro direito doía mais. Observou por um instante a sombra monstruosa de si mesma refletida nos paralelepípedos irregulares e pensou, mesmo sem querer, enquanto atravessava para o lado esquerdo da rua, “que bom se ele estivesse junto para ajudar a carregar isso aqui”.

No feriado é que eles trabalham mais

Imagem
Carlos, Lico e Deodato saíram de casa com uma motivação diferente no feriado de Corpus Christi: incrementar a renda familiar. É da informalidade que eles tiram o sustento.

Minha casa é meu reino

Imagem
"Atrás da porta guardo os meus sapatos. Na gaveta do armário coloco minhas roupas. Na estante da sala vejo muitos livros e a geladeira conserva o sabor das refeições. A minha casa é meu reino. Mas eu preciso de outros sapatos, de outras roupas, outros temperos. Para formar minhas ideias e meus sentimentos. Eu sou a soma de tudo que vejo e minha casa é um espelho". (trecho de uma música da banda biquíni cavadão, que uma vez eu gostava).

Os chapas

Imagem
Chapa, no dito popular, quer dizer amigo, parceiro.  Ser chapa, no cotidiano inadiável, é a ocupação de João Maria de Lima, 67 anos, mais conhecido como Galo entre os comparsas.  Ele está pronto para todo tipo de atividade, como descarregar caminhões de areia ou trabalhar durante o dia em construções.  A rotina é incerta, mas o jeito é sair de casa e ir se juntar aos outros no "ponto-dos-chapas", localizado no estacionamento do mercado, sempre torcendo para que algum serviço apareça.  Galo diz que recebe aposentadoria de um salário mínimo, o que não supre todos os seus gastos. "Vez ou outra preciso gastar com algum imprevisto na saúde e também tem as coisinhas a mais que as crianças querem... é por isso que continuo fazendo isso", conta o João, que não ouve muito bem e tem os olhos cabisbaixos.