Instagram

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Sorrisos para mudar as cidades

"Una sonrisa significa mucho. Enriquece a quien la recibe; sin empobrecer a quien la ofrece. Dura un segundo pero su recuerdo, a veces, nunca se borra"
Esta é a frase-resumo do projeto "Cien Sonrisas", que descobri nas ruas de Montevidéu no mês passado. A proposta? A mais simples possível: distribuir sorrisos [do tipo ":)"] pelos muros das cidades. O objetivo? Contagiar as pessoas do singelo movimento de mover de lábios, uma reação espontânea e positiva entre tanto barulho, entre tanta pressa, entre tanto cinza.



Durante os dias de viagem, consegui encontrar apenas dois destes inusitados sorrisos, mas no Flickr do idealizador do projeto é possível ver os diversos locais transformados pela união do "parêntese" com os "dois pontos".

O site destinado à divulgação da campanha também possui informações sobre a ideia. O texto de apresentação fala da crítica à exploração de um tipo de "histeria coletiva" a respeito da insegurança tanto pelos governos quanto pelos meios de comunicação. 

Ao ler o fundamento do projeto eu me lembrei de uma entrevista do jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano, na qual ele falava exatamente sobre a ditadura do medo existente nos dias de hoje, principalmente nos países da América Latina. "Fomos treinados para ter medo de tudo e de todos".

O artista de rua do "Cien Sonrisas" é da cidade de Concepción del Uruguay. Também é designer gráfico e ilustrador.

Abaixo, as fotos que eu fiz. Ambas em Montevidéu.




4 comentários:

  1. Olá, amiga!
    Adorei seu blog.
    Vamos ser seguidoras?
    beijo da Nina

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida alguma se as pessoas sorrissem mais por menos a vida seria mais simpática.
    Em Montevidéu, encontrei num muro uma Mafalda apontado para a seguinte e genial frase: "¿Y si antes de empezar lo que hay que hacer, empezamos lo que tendríamos que haber hecho?"
    Sorrir mais, sem dúvida, é algo que deveríamos ter começado a fazer há tempos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os muros de Montevidéu são muito fotogênicos! Não é?

      Excluir