Instagram

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Robertinho e as coisas que são dele



A primeira gaveta do armário marrom de Robertinho é repleta de camisetas de times de futebol. Ele tem exemplares de todas as equipes, sejam elas notórias, pequenas, nacionais ou estrangeiras. Mesmo com tantas opções para vestir, garante que é corinthiano de coração e anda rindo à toa pela conquista do campeonato brasileiro.

Num canto do quarto, uma grande caixa abriga bonés e chapéus. Já passou de 1.400 bonés e nem sabe direito quantos chapéus são. Sempre ganha um novo de alguém que sabe dos seus gostos. Muitos têm detalhes promocionais, de eventos ou de empresas.

Robertinho é assim, vai colecionando itens que ganha ou encontra por aí e geralmente são descartados pelas pessoas, como exemplo as canetas, blocos, agendas, fitas. Por que faz isso? “Eu gosto, ué. É legal ter e mostrar aos outros e para ter brindes para dar ao pessoal também”. E ele exibe tudo com entusiasmo.

No quintal da residência, localizada na Colônia Vitória, em Entre Rios, ele é agricultor. Planta milho, soja e faz da pequena porção de terra o seu grande universo. Lá, o homem acalma as angústias e os seus sonhos semeiam um mundo real.

Não fosse a possibilidade de reinventar a vida, Robertinho seria dono apenas de uma história comum. Não fossem as coleções e as plantações, os retalhos da sua colcha, que é uma metáfora para representar a sua vida, não seriam tão coloridos como são. Faltariam os detalhes, as minúcias que lhe dão um jeito único.

Robertinho tornou a sua casa um castelo onde estão tesouros de preciosidade inestimável. Ele deu valor ao que não tinha e quer mostrar para todo mundo que, assim como disse o poeta Manoel de Barros, a importância das coisas só pode ser medida pelo encantamento que elas produzem em cada pessoa. Assim, corre à contramão de quem pensa no prazer de possuir e esquece o encanto das coisas simples.

Publicado originalmente no Diário de Guarapuava em janeiro de 2012.


Um comentário:

  1. CONVITE:
    GOSTARIA DE CONVIDAR TODOS PARA CONHECER MINHAS OBRAS DE ARTE NO SITE: http://www.anytamarques.blogspot.com. ATRAVÉS DESTAS BUSCO HOMENAGEAR A CULTURA BRASILEIRA E MUNDIAL.

    ResponderExcluir